sábado, 27 de março de 2010

Editorial Agulha 5

Eles que paguem a factura

Os tempos que se avizinham prometem ser muito duros para nós trabalhadores.
Este governo PS/Sócrates continuará com as suas políticas neo-liberais. O Orçamento de Estado apresentado pelo governo e aprovado na Assembleia da República com a ajuda da direita parlamentar vem demonstrar que a redução do défice será feita à custa dos trabalhadores.
O aumento do desemprego (o maior dos últimos 30 anos) e a pobreza no país devem-se às políticas de congelamento de salários da Função Pública, à redução do investimento público, às privatizações e ao aumento de impostos.
Estas políticas assemelham-se às tomadas pelo governo grego que também pretende que sejam os trabalhadores a pagar a crise. Os trabalhadores gregos têm respondido com fortes mobilizações e com greves de grande adesão. Também nós nos devemos unir e sair à rua para lutar contra estas políticas que tanto nos têm prejudicado.
Para além disto, o governo está envolvido em mais um escândalo de corrupção (Face Oculta). A direita (PSD-CDS), não tem interesse que o governo caia já porque estas políticas são do seu agrado, revêem-se nesta estratégia de que a crise seja paga por nós e o PSD encontra-se numa crise interna não reunindo as condições para sair vitorioso numas eleições.
No entanto, o papel da esquerda tem de ser diferente. A esquerda deve desmascarar este governo que prometeu melhorar as condições de vida do povo mas que faz precisamente o contrario. É obrigação da esquerda apresentar uma moção de censura ao governo. Acabar com este governo e com esta política é um primeiro passo para fazer com que sejam os responsáveis pela crise, os governantes e os capitalistas que se encheram, a pagar agora a factura da crise.