terça-feira, 29 de junho de 2010

Editorial Agulha 8

Greve Geral para derrubar o PEC

A manifestação nacional da CGTP do passado dia 29 de Maio foi um êxito, tendo contado com a presença de cerca de 300 mil trabalhadores. Foi clara, assim, a vontade dos trabalhadores portugueses de lutar contra o PEC que põe nas suas costas os custos da crise que os patrões e banqueiros criaram.
Com o PEC não é só directamente aos nossos salários que o Governo tira dinheiro para pagar a crise, é também aos serviços públicos como a saúde e o ensino. O objectivo deste governo é retirar-nos todas as conquistas do 25 de Abril para que os banqueiros e patrões mantenham os seus lucros.
Por isso mesmo a mobilização dos trabalhadores deve ser reforçada começando-se desde já a preparar uma grande greve geral com manifestação nacional no mesmo dia. Os nossos vizinhos espanhóis estão a sofrer o mesmo tipo de ataques e já marcaram greve geral para dia 29 de Setembro.
A CGTP convocou uma jornada de luta para Julho com manifestações regionais descentralizadas. É positivo manter a luta contra o PEC, no entanto, dividir os trabalhadores em manifestações regionais poderá retirar força à luta que começou numa gigantesca manifestação nacional.
Assim, apelamos a uma greve geral que unifique as lutas dos diferentes sectores e lhes dê mais força para lutar contra o inimigo comum: o PEC do Governo PS. Esta luta deverá também ser acompanhada por uma moção de censura apresentada pelos partidos de esquerda contra o Governo PS, contra a corrupção, que se torna cada vez mais clara, e contra o PEC.

Sem comentários: